quinta-feira, 26 de março de 2015

Maria Jorge ( Arazede, 1821 / Palmela, 1866 )

Maria Jorge nasceu no lugar dos Pelicanos da freguesia de Arazede ( concelho de Montemor-o-Velho ) em 1821; foi filha de Jorge Mendes, também designado por Jorge Clemêncio e de outra Maria Jorge; foi neta de avós paternos incógnitos e teve como avós maternos José Simões e outra Maria Jorge, do mesmo lugar dos Pelicanos.

Maria Jorge, minha quarta avó, nascida em 1821, no lugar dos Pelicanos

Desconhece-se a data de chegada aos arredores do Pinhal Novo, porém sabe-se que veio acompanhada pelos pais ( pelo menos pela mãe ) e irmãos, um dos quais faleceu em 1845 no lugar da Fonte da Vaca.

Permanece desconhecido o registo de casamento de Maria Jorge com Manuel Carreira,  ( assim como vários outros registos de matrimónios contraídos na mesma época na Igreja de São Jorge de Sarilhos Grandes ), no entanto os filhos que teve com Manuel Carreira nasceram entre 1843 e 1854, os primeiros foram baptizados na Igreja de São Jorge de Sarilhos Grandes e os últimos na Igreja de São Pedro de Palmela.

Maria Jorge enviuvou de Manuel Carreira em data imprecisa ( no entanto, o inventário orfanológico decorrente da sua morte indica o ano de 1861 como data de falecimento do marido ), tendo contraído matrimónio com Joaquim Simões Cantante, em 1862. Deste casamento resultou um filho, que nasceu em 1864.

Matrimónio de Joaquim Simões Cantante, solteiro, e Maria Jorge, viúva
Manuel, filho de Joaquim Simões Cantante e Maria Jorge

Maria Jorge faleceu em 1866, no sítio da Carregueira, " tendo recebido os Sacramentos da Santa Igreja ". Os seus filhos menores ficaram a cargo do seu irmão, José Jorge Clemêncio, segundo um Auto de Acção de Libelo do Tribunal Judicial da Comarca de Setúbal.

Sem comentários: