Alcunhas Caramelas

A onomástica caramela é abundante em alcunhas, muitas das quais se tornaram apelidos, com o decorrer dos tempos; outras, pelo contrário, perderam-se na penumbra dos tempos; outras, ainda permanecem no imaginário oral do povo, principalmente entre as pessoas mais idosas e nos meios rurais.


Segue-se uma lista não exaustiva de alcunhas de famílias caramelas, inicialmente referidas apenas esporadicamente nos documentos oficiais; algumas delas passaram a ser utilizadas de forma permanente, transformando-se em apelidos; outras, pelo contrário, perderam importância ou desapareceram por completo.

Alferes - alcunha atribuída a  Manuel de Oliveira ( Mira, 1805 / Palmela, 1886 ), casado com  Maria de Jesus, que perdurou até aos nossos dias, convertendo-se definitivamente em apelido. Foi referenciada pela primeira vez num registo escrito no final do século XIX.

Botas - alcunha usada em Mira, pelo menos desde o início do século XIX,; posteriormente também se difundiu pela  Península de Setúbal.

Vilão - alcunha utilizada desde meados  do século XVIII nas freguesias da Tocha / Cadima, associada ao apelido Delgadinho. Também era utilizada no género feminino ( Viloa ). Caiu em desuso mas ainda existem memórias orais da sua existência.

Peralta - Aparece nos registos escritos apenas a partir do final do século XIX e início do século XX, na freguesia de Palmela, surgindo associada ao apelido Amaro. Transformou-se em apelido.







2 comentários:

Unknown disse...

Célia Gomes,deixe que lhe envie os meus parabéns pelo trabalho que apresenta. Não o cnsegui ver todo,.mas para quem se dizia aprendiza, os meus desejos para que continue.

Célia Gomes disse...

Agradeço as suas amáveis palavras, que me incitam a continuar esta aventura! Continuo a considerar-me uma aprendiza e deparo-me constantemente com obstáculos nesta busca pelas
nossas origens; este trabalho tem como raiz a minha própria árvore genealógica, que continuo
a desenvolver, sabendo à priori que será muito difícil ou mesmo impossível confirmar a naturalidade de alguns dos antepassados caramelos,devido à perda de livros paroquiais e aos lapsos/ incorreções existentes nos seus nomes. No entanto, tem sido um trabalho deveras gratificante, que não podia deixar de partilhar!