quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Luisa Francisca Gomes ( Inácios -Tocha, 1836 / Local desconhecido, 1892 )

Luísa Francisca Gomes, também conhecida por Luísa Gomes Sanheiro, nasceu no lugar dos Inácios da freguesia de Nossa Senhora da Tocha ( Coimbra ) aos doze dias do mês de Julho de 1836, filha de Joaquim Gomes e Isabel Francisca; foi neta paterna de Ubaldo Gomes e Maria Gomes, do referido lugar dos Inácios; neta materna de avô incógnito e de Maria Francisca, solteira da Tocha. Foi batizada na Igreja de Nossa Senhora da Tocha aos vinte e quatro dias do mesmo mês e foram seus padrinhos Manuel, filho de Manuel Jorge Cheirozo dos Inácios e Maria, filha de Manuel de Almeida da Queixada da Rapoza.


Luisa Gomes Sanheiro, minha trisavó, nasceu na freguesia da Tocha

Luísa Gomes Sanheiro chegou à freguesia de Palmela  ( Setúbal ) na década de 1850, juntamente com a mãe e os irmãos, após o falecimento do pai, em 1855, na freguesia da Tocha. Aos nove dias do mês de Maio de 1859 casou com António Gomes Nogueira de Faria, na Igreja Paroquial de são Pedro de Palmela.

Luísa Francisca casou com António Gomes Nogueira em 1859

No ano seguinte, nasceu Manuel, o primeiro filho de Luísa Gomes, cujo assento de batismo revela que os pais eram moradores no lugar da Carregueira da freguesia de São Pedro de Palmela.

Manuel, primeiro filho de Luísa Gomes, nascido em 1860

O assento de batismo de Jacinto, segundo filho de Luísa Gomes, nascido em 1862, designa o Pinhal Novo como local de morada da família.

José nasceu em 1864 e faleceu em 1876

José, que teve o triste destino de morrer com apenas doze anos, foi o filho que se seguiu, tendo nascido em 1864 e falecido em 1876.

Assento de batismo de José

Assento de óbito de José

O meu bisavô Joaquim Nogueira de Faria foi o quarto filho de Luísa Gomes, tendo nascido aos seis dias do mês de Setembro de 1867 no lugar da Cascalheira ( Pinhal Novo ).

Joaquim Nogueira de Faria, meu bisavô, nascido em 1867

Após esta data, Luísa Gomes teve outros cinco filhos ( embora não descarte a existência de outros, os referidos aqui são apenas aqueles cuja existência posso comprovar documentalmente ). Assim, aos treze dias de Setembro de 1871, a mãe do meu bisavô Joaquim Nogueira de Faria deu à luz António e, no mês Janeiro de 1874, duas crianças gémeas do sexo feminino, uma das quais faleceu poucos dias depois, ainda sem nome. A gémea sobrevivente foi batizada com o nome de Maria no mês de Abril seguinte, tendo casado com o nome de Maria Francisca Gomes.

Óbito de recém-nascido do sexo feminino,
filha de António Faria e Luísa Francisca






Aos onze dias do mês de Julho de 1876Luísa Gomes foi mãe de mais uma criança de sexo masculino, que nasceu menos de mês antes da morte do seu irmão José Nogueira de Faria e veio a ser batizado posteriormente com o mesmo nome.



Finalmente, aos dezanove dias do mês de Novembro de 1878 nasceu Joaquina, a qual penso ter sido a última filha de Luísa Gomes e em cujo assento de batismo a sua mãe aparece pela primeira vez identificada como Luísa Sanheira; foi também a única filha nascida no lugar dos Arraiados, onde permanecem muitos descendentes desta família.


Joaquina, nascida a 19 de Novembro de 1878

Apesar de não ser conhecido, até à data, o assento de óbito de Luísa Francisca Gomes, também conhecida por Luísa Gomes Sanheiro ou Luísa Sanheira, existe no Arquivo Distrital de Setúbal um Inventário Obrigatório, no qual o seu nome é titular e referente ao ano de 1892, o que sugere que a sua morte ocorreu nesta altura, uma vez que o marido António Gomes Nogueira de Faria faleceu em 1905, no estado de viúvo.





Sem comentários: