sábado, 18 de julho de 2015

José Carreira ( Cadima, 1817 / Palmela, 1850 )

José Carreira nasceu no lugar da Fervença, freguesia de Cadima, em 1817; os seus pais foram Francisco Carreira e Rozária dos Santos; foi neto paterno de Domingos Carreira e de Caetana Maria; foi neto materno de José dos Santos e Helena dos Ramos, da Fervença.

José Carreira, irmão do meu quarto avô Manuel Carreira
Desconhece-se a data precisa da sua chegada a esta região devido às lacunas existentes nos livros paroquiais de São Jorge de Sarilhos Grandes, onde terá casado com Antónia da Silva, filha de José Jorge e de Teresa da Silva, ambos naturais da freguesia de Quiaios, no concelho da Figueira da Foz. No entanto, o matrimónio terá ocorrido antes de 1842,  data de nascimento da sua filha Maria, o qual também se terá perdido, tendo sido repetido em 1859.

Maria, filha de José Carreira, batizada em Sarilhos Grandes em 1859

José Carreira foi também pai de Francisca, em 1845, e de Joaquina, em 1847; os padrinhos das duas crianças foram a sua tia materna, Francisca da Silva, e o seu marido, João Gaspar Caçoete, meus quartos avós.


Registos de batismo de Francisca e de Joaquina
José Carreira faleceu em 1850, tendo sido assassinado; é através do seu registo de óbito que obtemos a confirmação de que era morador no lugar da Carregueira. Foi sepultado no cemitério público da freguesia de Palmela.
José Carreira faleceu em 1850
Inexplicavelmente, no mesmo dia faleceu um outro morador do mesmo lugar da Carregueira, Joaquim Marques Marçalo, no entanto, perante este facto,  só poderemos fazer suposições.

Sem comentários: